Congresso Site Publicado

Congressista: Lucas Gobatti
Unidade USP: Escola Politécnica

Título: Concepção de modelos físicos para avaliação de parâmetros de desempenho hídrico, térmico e dinâmica da vegetação em tetos vegetados

Coordenador: Profa. Dra. Brenda Chaves Coelho Leite | Vice-coordenador: Prof. Dr. José Rodolfo Scarati Martins

Área Temática: Engenharias

Participantes: Lucas Gobatti, Maria Cristina Santana Pereira, Marina Rocha Coutinho, Isabela Gamba Huttenlocher, Davi de Souza Barros, Lucas Santos Pelegrini da Silva, José Rodolfo Scarati Martins, Brenda Chaves Coelho Leite,

Resumo:  A pesquisa e aplicação de tetos vegetados, um tipo de Solução baseada na Natureza para gestão de águas pluviais, é majoritariamente limitada a países de clima temperado. Para a aplicação destes no Brasil, é preciso superar o desafio tecnológico de conceber modelos físicos laboratoriais que gerem insumos para avaliar seu desempenho térmico, hídrico e dinâmica de vegetação em diversos climas. Dessa forma, o presente trabalho busca descrever montagem experimental já executada e demonstrar resultados para escolhas de estrutura física do modelo, impermeabilização e drenagem, substrato, irrigação automática, seleção vegetal e sensores. Por ser parte de uma pesquisa maior, como trabalhos futuros, os autores também conceberão um modelo de teto vegetado como tecnologia social, com o intuito de promover o acesso deste à população de baixa renda, e a criação de um guia técnico para aplicação destes tetos, buscando embasar a adoção destas estruturas como política pública baseada em ciência.

Palavras-chaves:  Modelo físico, Teto vegetado, Água, Vegetação.