Congresso Site Publicado

Congressista: ROBERTA MONTANHEIRO PAOLINO
Unidade USP: Escola Superior de Agricultura – Luiz de Queiroz –

Título: Coprodução de conhecimento para a conservação da biodiversidade e a justiça social: conectando pesquisadores e moradores em prol da convivência humano-fauna na Mata Atlântica Paulista.

Coordenador: Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz | Vice-coordenador: Adriano Garcia Chiarello

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Roberta Montanheiro Paolino, Laila Thomaz Sandroni, Beatriz Damiana Pollini, Silvio Marchini, Adriano Garcia Chiarello, Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz,

Resumo:  O objetivo deste trabalho foi constituir espaços de diálogo entre pesquisadores envolvidos com projetos de conservação e moradores das áreas de interior e entorno do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar. Para isso, foi realizada uma oficina e atividades na escola, com o intuito de acionar os saberes locais e engajar as pessoas em um processo de coprodução do conhecimento sobre a fauna, visando a solução de conflitos e a promoção da convivência humano-fauna. A oficina durou três horas e contou com cerca de 50 moradores locais. Nela, houve a apresentação dos resultados da pesquisa, a orientação sobre boas práticas de coexistência com mamíferos carnívoros e um espaço dialogado para que os moradores compartilhassem suas experiências, necessidades e propusessem soluções. O processo mostrou-se eficiente para valorizar e incluir os moradores, criar uma relação de confiança e mapear os conflitos e oportunidades, elementos necessários para aliar conservação à justiça social.