DA ADMISSÃO À ALTA: ACOLHENDO A FAMÍLIA EM TEMPOS DE COVID-19

Título: DA ADMISSÃO À ALTA: ACOLHENDO A FAMÍLIA EM TEMPOS DE COVID-19

Coordenador: Regina Szylit | Vice-coordenador: Taís de Abreu Ferro

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Juliana Cristina Pereira Silveira, Amanda Cristine Haddad de Miranda, Paula Monezzi, Juliana Chaves Coelho, Vinícius Luís da Silva, Henrique Gomes de Andrade Silva, Solange Regina Giglioli Fusco, Rosemeire Keiko Hangai, Maria de Fátima Fernandes Vattimo, Jéssica Batistela Vicente,

Resumo:  Esse projeto teve como objetivo geral construir e aplicar abordagens criativas que promovam o acolhimento de familiares e amigos de pacientes com alta hospitalar da Síndrome da Angústia Respiratória Grave pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Trata-se de um projeto de extensão com participação de alunos, docentes e residentes do programa de gestão e serviço social do HCFMUSP. O acolhimento para estas famílias foi realizado por meio de um fluxograma de atendimento estruturado com base nos construtos do Cuidado Centrado no Paciente e Família (dignidade e respeito, compartilhamento de informação, participação e colaboração). O projeto contribuiu com o desenvolvimento e aprimoramento do ensino e aplicação dos conhecimentos de relações terapêuticas com base em um cuidado culturalmente responsivo que respeite e integre os valores, crenças e rituais do paciente e da família.