Desafios da transposição do conhecimento de visitas monitoradas ao Museu – Luiz de Queiroz – para atividades virtuais

Congresso Site Publicado

Congressista: Júlia Victória Venture
Unidade USP: Escola Superior de Agricultura – Luiz de Queiroz –

 

Título: Desafios da transposição do conhecimento de visitas monitoradas ao Museu – Luiz de Queiroz – para atividades virtuais.

Coordenador: Sônia Maria de Stefano Piedade | Vice-coordenador: Edno Aparecido Dario
Área Temática: Ciências Agrárias

Participantes: Julia Ims Bortolozo, Charles Albert Medeiros, Gabriel de Oliveira Arruda, Mateus Maschietto Bueno, Isaac Bonatto Cordeiro,

Resumo:  O Museu “Luiz de Queiroz” detém um grande fluxo de visitantes. Contudo, a pandemia ocasionada pela COVID-19 exigiu mudanças no planejamento e execução das visitas monitoradas. Com isso, foi feito um mapeamento de demandas sobre o campus e o Museu da ESALQ, criando uma relação de temas para divulgação científica online de conteúdo, através de publicações na página oficial do Instagram do Museu, que, atualmente, conta com mais de 240 publicações e 1.350 seguidores. Também foi feita uma transformação das atividades monitoradas de exposições em formatos virtuais, como a visita online denominada “Tour Virtual pelo Museu “Luiz de Queiroz”, que contou com mais de 200 inscritos. A atividade, vinculada à 15ª Primavera dos Museus, foi parte de um movimento em prol da reestruturação da cultura de acesso a museus e a informação. Portanto, o Programa de Visitas Monitoras do Museu “Luiz de Queiroz” conseguiu se adaptar e permanecer em intensas atividades para o público.

Palavras-chaves:  Extensão, ensino remoto,  coleção, ESALQ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *