Congresso Site Publicado

Congressista: Lilian Cristina Luchesi
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Difundindo conhecimento interdisciplinar durante a pandemia de COVID-19:  I Grupo de Estudos “Fundamentos em Neurociências e Comportamento” da LANeCom

Coordenador: Fernando Padovan

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Lilian Cristina Luchesi, Daniel Mendes Filho, Paula Victória Sozza Silva, Tamiris Prizon, Lívea Dornéla Godoy,

Resumo:  Apresentamos a experiência pedagógica do 1º Curso de Difusão “Grupo de Estudos Fundamentos em Neurociências e Comportamento” da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANeCom). O curso que durou 18 semanas teve como objetivo discutir as bases do conhecimento neurocientífico e sua difusão para a sociedade civil. Utilizamos a plataforma Moodle Extensão e metodologias ativas de aprendizagem, especialmente a sala de aula invertida com atividades síncronas e assíncronas dividas em dois blocos. Estudantes de graduação de todas as regiões do país e do exterior se inscreveram. Os selecionados apresentaram seus produtos de divulgação científica relacionada a um dos temas abordados no curso ao final de cada bloco  Os saberes dos alunos foram mobilizados e aplicados expressos na diversidade de produtos apresentados. Discutimos a necessidade de mais atividades de introdução aos temas básicos em neurociências e a utilização de recursos que gerem autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves:  Divulgação científica, EAD, Metodologias ativas