Congresso Site Publicado

Congressista: Euclydes Marega Junior
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: Difusão e Popularização da Ciência por meio de Clubes de Ciências, Feiras de Ciências e Inclusão Digital nas escolas.

Coordenador: Euclydes Marega Junior | Vice-coordenador

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Wilma Regina Barrionuevo, Euclydes Marega Junior, Vanderlei Salvador Bagnato, Débora Gonzalez Costa Blanco, Marília Faustino da Silva, Sebastião Pratavieira,

Resumo:  O CEPOF é um CEPID/Fapesp sediado na USP. Atua na área de Difusão Científica com as seguintes ações: (1) Clubes e Feiras de Ciências (2) confecção de kits educativos; (3) atividades nas escolas: “Planetário”, “Inclusão Digital e “A Usp na escola”; (4) ônibus-laboratório, (5) Canal de TV-24 horas no ar, etc.  Esta proposta teve por objetivo criar e acompanhar centenas de Clubes de Ciências nas escolas de 7 municípios, além de minicursos e da organização de Feiras de Ciências de nível regional. Os professores e estudantes dos Clubes receberam múltiplas capacitações sobre o ambiente computacional e sobre programação básica em TI. Ao final dos trabalhos, os Clubes apresentaram seus experimentos na Feira de Ciência e Tecnologia da USP-DE, por nós organizada anualmente. Fruto deste trabalho o CEPOF e a D. Ensino receberam premiações nos anos de 2018, 2019 e 2020. A aprendizagem baseada na investigação e a Inclusão digital trazem maior equidade e melhores oportunidades futuras aos estudantes.

Palavras-chaves:  Clubes de Ciências, Inclusão Digital