Divulgação Científica sobre Leptospirose

Coordenador: Lourdes Isaac

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Bruna Larotonda Telenzysnki Lopes,

Resumo:  A leptospirose é uma zoonose típica de regiões tropicais. No Brasil, a doença é um importante problema de saúde pública, principalmente nas zonas urbanas, onde a letalidade pode chegar a até 9%. Neste contexto, percebeu-se a necessidade de estabelecer um canal de comunicação direta entre a comunidade científica e a população leiga, para melhor informar os cidadãos sobre esta doença, seus métodos de transmissão, de prevenção, tratamento e etc. Assim, o objetivo deste projeto foi investigar diferentes meios para promover essa aproximação e, desta forma, possibilitar a divulgação destes dados, em uma linguagem precisa e acessível. Para isto, foram desenvolvidos quatro trabalhos: uma série de panfletos para distribuição e cartazes para exposição em estações do Metrô e da CPTM da cidade de São Paulo; um vídeo sobre a leptospirose, para divulgação na Internet; e o website “ImunoLepto”, para popularizar as pesquisas e informações mais relevantes acerca da doença e suas características.