Congresso Site Publicado

Congressista: Thayná da Silva Santos
Unidade USP: Instituto de Química

Título: Do Museu à comunidade: divulgando as Geociências através do inventário do acervo

Coordenador: Eliane Aparecida Del Lama | Vice-coordenador: Miriam Della Posta de Azevedo

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Thayná da Silva Santos, José Gabriel Araújo Alves, Miriam Della Posta de Azevedo, Eliane Aparecida Del Lama,

Resumo:  Possuindo um acervo de mais de 10 mil exemplares, o Museu de Geociências possui um dos acervos geológicos mais importantes do país. Suas amostras, além de estarem em exposição, são material de estudo para alunos e pesquisadores da USP, agindo, portanto, como ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão. Contudo, até pouco tempo atrás, o Museu carecia de uma documentação padronizada que possibilitasse a organização e controle de seu patrimônio. Visto isso, o projeto de formulação de um inventário foi iniciado em 2016, contando com o apoio da PRCEU. Atualmente, mais de 8 mil amostras foram inventariadas, e foi dado início ao processo de digitalização das informações para que, no futuro, esses dados sejam virtualmente disponibilizados ao público. Até o presente momento, observou-se que o Museu  age como uma importante ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo o inventário do acervo um mecanismo que possibilita esse processo.