Encontro de Gêmeos na USP: 5 anos de integração com a comunidade

Congressista: Dominique Berthoux de Oliveira Souza
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Encontro de Gêmeos na USP: 5 anos de integração com a comunidade

Coordenador: Emma Otta | Vice-coordenador: Claudio Possani, Ricardo Prist, Maria Livia Tourinho Moretto

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Dominique Berthoux de Oliveira Souza, Jennifer Leão Correia, Claudio Possani, Ricardo Prist, Maria Livia Tourinho Moretto, Emma Otta,

Resumo:  Painel USP de Gêmeos é um grupo coordenado pela Profa. Emma Otta com o objetivo de construir conhecimento acerca do universo gemelar. Para que esse conhecimento não seja restrito à comunidade acadêmica, o Painel anualmente realiza os Encontros de Gêmeos na USP.

Nesses Encontros, além de falas de pesquisadores, profissionais e estudantes, ocorrem atividades culturais e recreativas como rodas de conversa. Em 2020, tivemos o desafio de realizar o evento em formato online.

O Encontro de Gêmeos possibilita a concretização da responsabilidade pública que o Painel USP de Gêmeos tem com a comunidade fora dos muros da universidade. Ao mesmo tempo em que membros aprendem a organizar um evento de divulgação científica, os participantes das pesquisas recebem uma devolutiva sobre os dados coletados as conclusões alcançadas.

Os Encontros de Gêmeos são uma tradição já estabelecida na USP, e mostram que é possível estabelecer diálogos entre a comunidade científica e as demais esferas da sociedade.

Palavras-chaves:  gêmeos, evento cultural, divulgação científica