Ensino de Literatura por meio do Teatro Popular

Coordenador: Jéssica Mami Makino

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Fernando Vinhota,

Resumo:  O projeto promove cultura em áreas periféricas aliando o ensino e a arte em um só movimento como alternativa à realidade local, contribuindo com a formação de sujeitos em prol do exercício da cidadania, tendo um caráter protetivo aos jovens em parceria com o Cursinho Popular Paiva. Tem como base o direito ao aprendizado das formas da linguagem artística e manifestações culturais garantidas na grade curricular brasileira, amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Propõe-se, através da dramatização, abrir caminhos para inserção da literatura no cotidiano escolar, contribuindo com a formação no campo da literatura em unidades escolares públicas de Educação Básica. Para isso, estudantes-bolsistas da Universidade de São Paulo oferecem atividades teatrais que também são meio de estudo das obras literárias referenciadas nos vestibulares, incentivando o ingresso no ensino superior, além do desenvolvimento das capacidades comunicativas do sujeito e da interação em grupo.

Palavras-chaves:  Literatura, Teatro, Cursinho Popular.