Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM)

Congresso Site Publicado

Congressista: Gabriel Henrique de Morais Pires
Unidade USP: Escola Politécnica

Título: Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM)

Coordenador: Prof. Dr. Diolino José dos Santos Filho

Área Temática: Engenharias

Participantes: Constanza Maria Reis da Silva Mariano, Gabriel Antonio Corteletti Tápias, Gustavo Beraldo de Andrade Melo, Gustavo Santos Torrico, Isabela Maria Mendes Lopes, Julia Martins Frejat, Pedro Sotelo Calvo, Luca Tamashiro Decker, Wu Kam Long, Renan Hideo Watanabe,

Resumo:  A Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM) é um projeto realizado pelo grupo PET – Automação e Sistemas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Realizada tradicionalmente no mês do julho, a EAEM existe há mais 15 anos. O projeto é voltado para alunos do último ano do Ensino Médio e Técnico ou alunos já formados que nunca ingressaram no Ensino Superior.

A EAEM tem dois objetivos principais. O primeiro é motivar os participantes a cursarem Engenharia,  apresentando o que é um ambiente universitário e os conhecimentos e técnicas relacionadas ao curso de Engenharia Mecatrônica. O segundo é ser um espaço para experimentações de novas metodologias de ensino, servindo como um laboratório da graduação.

Durante a EAEM, aplica-se as técnicas de aprendizado baseado em problemas. Sendo assim, além de aulas e palestras ministradas pelos professores da USP, os participantes desenvolvem um projeto final em equipe. Durante as atividades, os alunos estão constantemente desenvolvendo trabalhos em equipe e exercendo liderança, habilidades fundamentais para o engenheiro.

Palavras-chaves:  Ensino; Engenharia; Evasão; Novas metodologias