Escola de Física Contemporânea do Instituto de Física de São Carlos

Congressista: Sebastião Pratavieira
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: Escola de Física Contemporânea do Instituto de Física de São Carlos

Coordenador: Sebastião Pratavieira | Vice-coordenador: Vanderlei Salvador Bagnato

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Sebastião Pratavieira, Renato Vitalino Gonçalves, Diogo Rodrigues Boito, Luiz Antonio de Oliveira Nunes, Vanderlei Salvador Bagnato,

Resumo:  A Escola de Física Contemporânea é uma atividade de extensão que ocorre anualmente no IFSC. O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos do Ensino Médio conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país. Além disso, pretende-se chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial. Em suma, devido ao grande interesse dos estudantes nas palestres, práticas e também das respos-tas positivas dos questionários, julgamos que a EFC têm êxito na divulgação da excelência da USP.  70% dos participantes considerarem estudar no IFSC em alguma etapa da formação, e poderá ser convertido em ingresso de parte desses estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.