Escolarização de crianças de origem imigrantes: impasses e potências

Congresso Site Publicado

Congressista: Joana Sampaio Primo
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Escolarização de crianças de origem imigrantes: impasses e potências

Coordenador: Miriam Debieux Rosa

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Joana Sampaio Primo, Julia Demetrio Salgado, Romy Sigrid Herrera Saenz, Julia Pedigone,

Resumo:  O presente Projeto de Cultura e Extensão foi motivado por um pedido, endereçado ao Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração, em meados de 2017, de que pudéssemos intervir no processo de escolarização de crianças filhas de pais andinos que, com 4-5 anos, não falavam nenhuma língua e preocupavam as equipes que com elas trabalhavam. Partimos do princípio da psicanálise implicada, que concebe, em linhas gerais, que a escuta em contextos de vulnerabilidade social implica que o pesquisador promova uma escuta atenta à complexidade histórica e social (ROSA, 2016). Nosso projeto tem como objetivo mapear as problemáticas da escolarização de crianças de origem imigrante, em três escolas de um mesmo bairro, para construirmos junto às equipes dispositivos que colaborem no processo de escolarização das mesmas. Pressupomos que a universidade possui a função social de colaborar para o enfrentamento das demandas sociais, assim nosso projeto responde de maneira consistente a essa demanda.

Palavras-chaves:  Escolarização, Imigrantes, Psicanálise