Congresso Site Publicado

Congressista: Roseli de Deus Lopes
Unidade USP: Escola Politécnica

Título: Espaços Maker, Aprendizagem por Problemas e Projetos e Internet das Coisas para jovens do Ensino Médio

Coordenador: Roseli de Deus Lopes | Vice-coordenador: Marcelo Knorich Zuffo

Área Temática: Engenharias

Participantes: Irene Karaguilla Ficheman, Elio Molisani Ferreira Santos, André Luiz Maciel Santana, Valkiria Venancio, Marcia Padilha, Nathan Rabinovitch, Marcelo Knorich Zuffo, Roseli de Deus Lopes,

Resumo:  O artigo relata o processo formativo e a implementação de espaços maker IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas) na pandemia, com financiamento da empresa Eletrobras Furnas, com 15 docentes de cinco escolas que desenvolveram atividades de resolução de problemas e projetos para 580 estudantes. Situa o projeto no contexto da implementação do novo ensino médio e da produção de uma escola atraente na perspectiva de melhor inserção no mundo do trabalho e de desenvolvimento de competẽncias de criatividade, resolução de problemas e competências digitais para as novas gerações num mundo impactado pela indústria 4.0. O artigo se debruça sobre as aprendizagens relativas à implementação dos espaços inovadores nas escolas e às estratégias formativas que trabalharam na perspectiva de professor pesquisador, autônomo e autor.

Palavras-chaves:  Espaços Maker, PPBL, Formação de Professores

1 comentário em “Espaços Maker, Aprendizagem por Problemas e Projetos e Internet das Coisas para jovens do Ensino Médio

1. Guilbert Araujo Responder

Muito legal o projeto! Tive o prazer de ter contato e aprender programação durante o meu ensino médio e enriqueceu muito meu conhecimento, uso até hoje, mesmo estando em outra área. Faz a diferença, Parabéns.