Congresso Site Publicado

Congressista: Bruno Bones Valdo da Costa
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Extensão e formação: participação de graduandos no Projeto de Apoio Psicológico Online do Instituto de Psicologia

Coordenador: Paula Fontana Fonseca | Vice-coordenador: Heloisa Antonelli Aun

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Bruno Bones Valdo da Costa, Carlos Eduardo Bottega Michel, Fernanda Belluzzo Fonseca, Gustavo de Camargo Souza, Liliane Miyuki Uratsuka, Luisa de Mattos Freitas, Rúbia Cassemiro Azevedo, José Moura Gonçalves Filho, Heloisa Antonelli Aun, Paula Fontana Fonseca,

Resumo:  O Projeto de Apoio Psicológico Online, ligado ao Centro Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, foi criado em 2020 com o intuito de oferecer atendimento psicológico online e pontual à comunidade USP, auxiliando na travessia das dificuldades psicológicas e disponibilizando cuidado com a saúde mental em meio à pandemia do COVID-19. Este trabalho visa destacar a contribuição do mesmo em sua articulação entre a formação clínica em psicologia e a extensão universitária. Toma-se como material de análise as discussões produzidas semanalmente por um dos grupos de supervisão do projeto. Assim sendo, apresenta-se como resultados um conjunto de reflexões sobre os componentes de um atendimento psicológico, no contato com a experiência de outrem em seu momento de sofrimento, bem como o papel basilar da supervisão clínica na formação do psicólogo-estagiário. Conclui-se que o projeto expressa sua relevância na articulação entre extensão e formação universitária.

Palavras-chaves:  Saúde mental comunitária, Psicologia, Pandemia.