Extensão Médica Acadêmica: uma extensão multidisciplinar em saúde

Título: Extensão Médica Acadêmica: uma extensão multidisciplinar em saúde

Coordenador: Isabela Judith Martins Benseñor

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Lucas Carrara Ribeiro, Júlia de Toledo Martins, Sumaia Sobral da Fonseca, Luiz Henrique da Costa, Vitor Matheus Silva, Beatriz Peixoto Perini, João Vitor Ziroldo Lopes, Maria Vitória do Amaral,

Resumo:  A Extensão Médica Acadêmica é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da USP que engloba diversos cursos da área da saúde: Medicina, Nutrição, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Ela surgiu diante de uma das grandes lacunas da grade curricular dos alunos: a falta de contato com o paciente nos primeiros anos da graduação. Nesse sentido, a proposta do projeto é oferecer aos alunos o contato com o paciente através de atendimentos semanais em três centros de saúde localizados em bairros periféricos de São Paulo. Assim, objetiva-se o desenvolvimento de habilidades inter-relacionais no cuidado com o paciente e o ensino dos princípios do cuidado multidisciplinar em saúde, além de uma capacitação aprofundada em técnicas de exame específicas para cada área atuante no projeto. Dessa forma, os pacientes recebem um cuidado integral com acompanhamento longitudinal, característico da atenção primária, enquanto os alunos se aprimoram acadêmica e profissionalmente frente ao cuidado humanizado.