Congresso Site Publicado

Congressista: Cristiano Luis Pinto de Oliveira
Unidade USP: Instituto de Física

Título: Física para Todos: Um programa de sucesso em divulgação científica virtual do Instituto de Física da USP

Coordenador: Cristiano Luis Pinto de Oliveira | Vice-coordenador: Sergio L. Morelhão

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Maria Luisa P. Tippi, Andréa Schlegel,

Resumo:  Durante mais de uma década o programa Física para Todos (FpT) tem levado à população em geral a oportunidade de assistir palestras e debates compreensíveis sobre conceitos fundamentais da Física e suas aplicações em áreas tecnológicas, biológicas, ambientais, entre outras. Desde de a concepção em 2005, o formato sempre foi presencial em locais públicos como centros culturais, museus e bibliotecas de modo a estender o alcance do evento ao maior público possível. Em 2020 inauguramos a versão virtual do evento, com transmissão ao vivo e disponibilização das gravações em mídias sociais. Com 20 eventos realizados até o momento, abordando temas diversos: cérebro, cosmo, quântica, medicina, meio-ambiente entre muitos outros, alcançando uma audiência de dezenas de milhares de pessoas em todo o Brasil. Neste trabalho, um relatório detalhado das palestras apresentadas e do interesse geral aos dos temas abordados será apresentado.

Palavras-chaves:  física, palestras, divulgação científica