FORMAÇÃO DE CENTROS DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID: tecnologia aplicada à saúde

Congresso Site Publicado

Congressista: Vanderlei Salvador Bagnato
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: FORMAÇÃO DE CENTROS DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID: tecnologia aplicada à saúde

Coordenador: Vanderlei Salvador Bagnato

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Vitor Hugo Panhoca, Marcela Sene Fiorese,

Resumo:  Um dos maiores desafios para o enfrentamento das Sequelas Pós-COVID-19 é a necessidade do rápido desenvolvimento e aplicação de estratégias de Reabilitação que possam atender o maior número de pessoas em todo o território nacional. As terapias de fotobiomodulação associada a reabilitação física constituem uma terapêutica de excelência na promoção da reabilitação das sequelas pós-covid. O presente projeto tem como objetivo principal fomentar a formação de Centros de Reabilitação Pós-COVID-19 em parceria com diferentes municípios brasileiros. Os objetivos secundários são: 1) formar o Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 na cidade de São Carlos, em parceria com o município, atendendo a demanda do SUS. 2) Fornecer orientação na formação de novos Centros de Reabilitação e treinamento para os profissionais de saúde na aplicação dos protocolos de tratamento das sequelas pós-covid com fotobiomodulação associada a reabilitação. Espera-se com esse projeto a formação de um maior número possível de Centros de Reabilitação no Brasil e promover a melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-chaves:  Covid-19, sequelas, fotobiomodulação, reabilitação