IEB Minecraft

Congressista: Pedro B. de Meneses Bolle
Unidade USP: Instituto de Estudos Brasileiros

Título: IEB Minecraft

Coordenador: Pedro B. de Meneses Bolle | Vice-coordenador: Denise de Almeida Silva

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Pedro B. de Meneses Bolle, Renato Takeshi Hamatu, Ricardo Bathó, Flávio Luis de Ávila Lopes, Alessandra Miranda, Denise de Almeida Silva, Guilherme Lassabia de Godoy, Mariana do Nascimento Ananias, Karen Grujicic Marcelja, Flávio Ribeiro Mariano,

Resumo:  O jogo IEB Minecraft tem como objetivo a ampliação da difusão do Instituto de Estudos Brasileiros da USP para um público novo, já habituado à linguagem digital e ao mundo dos games. São os jovens de 12 a 20 anos de idade, alvo principal do maior evento da Universidade: a Feira USP e as Profissões.

Para o lançamento, foi preparada uma seleção especial sobre temas relacionados às obras e trajetórias de pessoas negras enquanto intelectuais, artistas e poetas em suas múltiplas expressões presentes nos acervos do Instituto. Estudos e pesquisas publicados nas Revistas do IEB também compõem o material, dando aos participantes uma dimensão do que encontrarão quando vierem pessoalmente ao IEB.

A seleção de obras chama a atenção para as expressões artísticas, a dança, a religiosidade e a importância de se estudar a História da África e o trabalho de intelectuais como Luiz Gama, Mário de Andrade e Milton Santos. Uma sala foi reservada para destacar as mulheres negras.

Palavras-chaves:  IEB, minecraft, videogame, acervos, negro