Congresso Site Publicado

Congressista: Raul Gonzalez Lima
Unidade USP: Escola Politécnica

Título: INSPIRE – Ventilador Pulmonar de Baixo Custo Aberto, Atividades de Treinamento Realizadas

Coordenador: Raul Gonzalez Lima | Vice-coordenador: Marcelo Knörich Zuffo

Área Temática: Engenharias

Participantes: Natacha Harumi Ota, Sergio Shimura, Irene Karaguilla Ficheman, Roseli de Deus Lopes, Marcelo Knörich Zuffo, Raul Gonzalez Lima,

Resumo:  O advento do COVID-19 e seu contágio exponencial causou o colapso no sistema de saúde, tendo como principal causa a falta de ventiladores pulmonares. A equipe liderada pela Escola Politécnica da USP, em conjunto com a Marinha do Brasil e o Instituto Federal de São Paulo, organizou esforços para o desenvolvimento, produção e cessão de ventiladores pulmonares Inspire para hospitais de atendimento público do país. A equipe de treinamento do Inspire relatou as experiências do contato com as equipes dos hospitais. O material de treinamento foi desenvolvido e aprimorado com base nas funcionalidades do equipamento e devolutivas das equipes responsáveis pela utilização. Foram produzidos 970 Inspires, enviados a 305 hospitais e realizados mais de 130 treinamentos. Foram importantes para o conhecimento das necessidades e aprimoramento do Inspire. O desenvolvimento do ventilador trouxe para a equipe conhecimentos importantes em várias áreas de atuação. O projeto está próximo a concluir o lote experimental de mil unidades.

Palavras-chaves:  Ventilador pulmonar; covid-19; treinamento