Congresso Site Publicado

Congressista: Cristiano Luis Pinto de Oliveira
Unidade USP: Instituto de Física

Título: IntegraFÍSICA – Integração de Estudantes de Escolas Públicas ao Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Coordenador: Cristiano Luis Pinto de Oliveira | Vice-coordenador: Daniel Reinaldo Cornejo

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Maria Luisa P. Tippi, Andréa Schlegel,

Resumo:  A principal motivação deste projeto foi promover a visita de alunos de ensino básico e ensino médio de 1º e 2º anos, de escolas públicas, ao instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Em 2019 (2o sem), alunos de escolas de Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas e Jundiaí foram trazidos para o IFUSP para realização de atividades. Com o apoio financeiro concedido no 4º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP foi possível custear o transporte de estudantes das escolas até o IFUSP bem como o retorno para as cidades de origem. Segundo levantamento junto as escolas, essa era a principal limitação para visitas à universidade de São Paulo. Como apresentaremos, cerca de 280 alunos das diversas escolas visitaram o IFUSP por meio deste projeto, enviando posteriormente um pequeno relatório para avaliação da visita, satisfação e sugestões. Foi possível apresentar aos alunos de escolas públicas as oportunidades que Universidade de São Paulo e a profissão de Físico podem trazer ao estudante.

Palavras-chaves:  física, estudantes, visita