Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura)

Congresso Site Publicado

Congressista: Rogério de Almeida
Unidade USP: Faculdade de Educação

Título: Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura)

Coordenador: Rogério de Almeida | Vice-coordenador: Soraia Chung Saura

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Rogério de Almeida, Sabrina da Paixão Bresio, Christiane Matos Batista, Liliane Benevenuto Lemos, Nádia Tobias, Pedro Luis Braga Silva, Luciana da Conceição, Grácia Lopes Lima, Barbara Muglia Rodrigues, Paulo Ferreira Kuchembuck Junior,

Resumo:  O Lab_Arte estrutura-se em núcleos de vivência e experimentação destinados a estudantes da universidade, professores da rede pública e comunidade externa, e realiza atividades que objetivam e promovem: 1. vivências artísticas relacionadas às diversas atividades ligadas ao desenvolvimento da sensibilidade (artes manuais, dança, comunicação, performance, africanidades, entre outras); 2. reflexão acerca destas e de seu diálogo com diferentes culturas; 3. espaço de estágio para alunos das Licenciaturas da USP, aprofundando sua experiência com o corpo, a arte, a cultura e a educação; 4. espaço de experimentação artístico-pedagógica para os coordenadores de núcleo que são, em sua maioria, alunos ou egressos da pós-graduação. Operando por meio de oficinas experimentais organizadas em núcleos (média de 14 por semestre), o Lab_Arte constitui-se como espaço de atividades de extensão, estágio, apresentações artísticas (saraus, coral) e científicas, com os colóquios Pensarte.

Palavras-chaves:  Arte-educação, cultura, experimentação