Congresso Site Publicado

Congressista: luciane meneguin ortega
Unidade USP: Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Título: Laboratório Empreendedorismo-Escola (Labee): Formação de Empreendedores Utilizando Conceitos de Pré-Incubação

Coordenador: luciane meneguin ortega

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Gustavo Alves Coutinho, Natalia de Ávila Degasperi, Ilan Matheus da Silva Sousa, Igor Caio Braz Oliveira,

Resumo:  Frente à lacuna existente entre a oferta de disciplinas de empreendedorismo nas universidades brasileiras e o apoio dado por ambientes institucionais denominados habitats de inovação há um caminho a ser percorrido. Este caminho para o empreender envolve um processo de estruturação da ideia e modelagem mínima do negócio, classificado como pré-incubação. Esta lacuna pôde ser percebida dentro do campus leste da USP, quando o aluno concluía a disciplina de empreendedorismo, mas não se encontrava apto a concorrer ao processo de incubação. Neste contexto, cria-se o projeto Laboratório Empreendedorismo-Escola (LabEE), iniciativa idealizada e praticada na USP, tendo concluído 4 ciclos e em elaboração de nova modalidade para 2022. O LabEE visa formar empreendedores, a partir de da aplicação e validação de um modelo de formação, via um laboratório de co-criação e desenvolvimento de projetos em negócios tecnológicos e/ou sociais.

Palavras-chaves:  Empreendedorismo, extensão, ensino, pré-incubação.