MATEMATECA: um acervo de objetos matemáticos

Congresso Site Publicado

Congressista: Eduardo Colli
Unidade USP: Instituto de Matemática e Estatística

Título: MATEMATECA: um acervo de objetos matemáticos

Coordenador: Eduardo Colli | Vice-coordenador: Deborah Raphael

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Eduardo Colli, Deborah Martins Raphael, Sonia Regina Leite Garcia, Lucia Satie Ikemoto Murakami, Airlane Pereira Alencar, Leônidas de Oliveira Brandão,

Resumo:  Todos que trabalhamos com Matemática sabemos o quanto é difícil conversar sobre o que fazemos com leigos. A linguagem logo se torna um empecilho na comunicação se nosso interlocutor não a domina. A partir de 2003, aventuramo-nos por uma forma de quebrar essas barreiras na divulgação da Matemática: a confecção de objetos interativos. Aos poucos, nosso acervo, que denominamos Matemateca, foi tomando corpo. Participamos de exposições e fomos nos dando conta de que nosso material despertava muita curiosidade e seria um veículo interessante e divertido para a divulgação da Matemática entre leigos ou colegas, crianças ou adultos. O fato do público alvo inicial ter sido formado por nossos alunos de graduação e de pós-graduação garantiu que o conteúdo tratado fosse abrangente no que tange à diversidade de áreas e profundidade no tratamento da comunicação. Com isso, a Matemateca atingiu, nestes anos, um público razoável e influenciou outras iniciativas do gênero.