Congresso Site Publicado

Congressista: Lucia Yasuko Izumi Nichiata
Unidade USP: Escola de Enfermagem

Título: Melhorando a prevenção e controle da infecção para resposta ao COVID-19 no  Brasil (PREVCOVID-BR)

Coordenador: MARIA CLARA PADOVEZE | Vice-coordenador: Lucia Yasuko Izumi Nichiata

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Luciane Simões Duarte, Tatyana Costa Amorim Ramos, Denise Brandão de Assis, Milton Soibelmann Lapchik,

Resumo:  Com a pandemia de COVID-19 vem sendo exigido das instituições hospitalares a realização de ações de prevenção efetivas, rápidas e aplicadas em tempo oportuno. Para reduzir o risco de disseminação intra-hospitalar pelo vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) em parce-ria com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos da Amé-rica (EUA) desenvolveram o projeto de extensão intitulado “Melhorando a Prevenção e Controle de Infecção para resposta a COVID-19 no Brasil” (PREVCOVID-BR), cujo objeti-vo geral do projeto é reduzir a disseminação da COVID-19 em 5 hospitais em São Paulo e 5 em Manaus. O projeto tem oferecido efetivo apoio à melhoria das ações de triagem de pacientes, monitoramento de pacientes e trabalhadores dos hospitais, aproximando a comunicação entre a universidade e os cenários das práticas de saúde. Responde-se com o projeto, ao que a extensão universidade de propõe.