Congresso Site Publicado

Congressista: Maria Cristina Santana Pereira
Unidade USP: Escola Politécnica

Título: Melhoria da Gestão de Águas Pluviais dos Campi da USP Através de Jardins de Chuva: Dispositivo de Solução Baseada na Natureza com Potencial Pedagógico

Coordenador: José Rodolfo Scarati Martins | Vice-coordenador: Brenda Chaves Coelho Leite

Área Temática: Engenharias

Participantes: Maria Cristina Santana Pereira, Lucas Gobatti, Mariella Midori Domingues Succi, Ian Lucas Pereira Lima, Deise de Andrade Carbonaro, Hellen Moreira Geraldo, Lucas Santos Pelegrini da Silva, Caroline Gonçalves Cardoso, Brenda Chaves Coelho Leite, José Rodolfo Scarati Martins,

Resumo:  Soluções Baseadas na Natureza permitem a adaptação dos ambientes urbanos em cidades sustentáveis. Dentre os desafios envolvidos podem ser citados gestão a drenagem, a melhoria da qualidade de águas urbanas, a restauração de habitats para espécies, recuperação do solo e melhoria das condições sociais e de saúde. Os jardins de chuva, um tipo de célula de biorretenção, promovem resultados positivos em todos estes pontos. O presente trabalho é um estudo de caso da implantação de um jardim de chuva modelo no estacionamento da Escola Politécnica da USP com o objetivo incorporar fins pedagógicos. O modelo possibilitará conhecer processos hidrológicos, hidráulicos e de qualidade da água destes dispositivos e promover interação à comunidade acadêmica no entorno. O projeto também servirá para adaptação ao ambiente brasileiro destas soluções já empregadas há anos no exterior, a documentação de aspectos construtivos e operacionais e ser piloto para viabilizar obras similares nos campi da USP.

Palavras-chaves:  Jardim de Chuva, Estudo de Caso, Sustentabilidade