Núcleo de Práticas Pedagógicas Dandara

Título: Núcleo de Práticas Pedagógicas Dandara

Coordenador: Ana Elisa Bechara

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Beatriz Calheta Silva, Esther Martins de Carvalho Oliveira, Clarice Landi dos Santos,

Resumo:  O Núcleo de Práticas Pedagógicas Dandara é um projeto de extensão idealizado e conduzido desde 2019 pelo Coletivo Feminista Dandara, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São construídas oficinas com alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Maria Augusta Saraiva, estruturadas em torno de uma leitura crítica dos direitos humanos dos alunos enquanto sujeitos políticos. O projeto adota como metodologia práticas da educação popular, a partir da formação prévia de suas membras em temas em torno de gênero, classe,  raça e pedagogia freireana.

Palavras-chaves:  Educação Popular; Feminismo; Direitos Humanos