O livro Noções de Oceanografia: um marco no ensino, cultura e extensão do IOUSP

Congresso Site Publicado

Congressista: Joseph Harari
Unidade USP: Instituto Oceanográfico

Título: O livro “Noções de Oceanografia”: um marco no ensino, cultura e extensão do IOUSP

Coordenador: JOSEPH HARARI | Vice-coordenador: JOSEPH HARARI

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: JOSEPH HARARI,

Resumo:  O livro “Noções de Oceanografia” foi concebido a partir do Curso de Difusão Cultural com o mesmo nome, ministrado semestralmente desde 1993, por docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e técnicos do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), de forma voluntária, nas manhãs de domingo. Mesmo durante a pandemia o curso foi mantido e ministrado por via remota. Em 2021, foi ultrapassada a marca de 10.000 alunos participantes, com um público abrangendo desde alunos do ensino médio até profissionais de diversas áreas, relacionadas ou não às ciências marinhas.

O curso visa a divulgação da Oceanografia, contemplando suas grandes áreas: Física, Química, Geológica e Biológica, além de tratar sobre Instrumentação Oceanográfica e as atividades do Museu do IOUSP; o propósito do curso tem sido muito bem cumprido ao longo de todos esses anos. Contudo, havia a necessidade crescente de fornecer aos alunos um material com conteúdo mais amplo e detalhado, do que o oferecido nas aulas e apostilas do curso.

Palavras-chaves:  livro, Noções, Oceanografia