Congresso Site Publicado

Congressista: Agatha Todam
Unidade USP: Instituto Oceanográfico

Título: O Projeto EAMar na Década do Oceano: capacitação de professores do Ensino Médio, produção de material didático e Ciência Cidadã

Coordenador: Camila Negrão Signori | Vice-coordenador: Priscila Saviolo Moreira

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Agatha Todam, Brenda G. S. Llonch, Bianca Barbosa de Oliveira, João Pedro A. Panho, Maithê Kapor de Brito, Claudia Guimarães, Monique C. Lima, Gabriela Carvalho Lourenço da Silva, Camila N. Signori, Priscila Saviolo Moreira,

Resumo:  O Projeto “Educação Ambiental Marinha (EAMar): Um Olhar Multidimensional Para a Década do Oceano” tem objetivo de divulgar a ciência oceânica e capacitar professores do Ensino Médio para que incluam assuntos a respeito dos princípios da cultura oceânica em sala de aula, com foco em professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio de escolas pública de Ubatuba-SP. O projeto visa: a interação do conteúdo apresentado na teoria e na prática com a ODS 14 “Vida na Água” e as metas da Década do Oceano (2021-2030) da ONU; inclusão de atividade prática de Ciência Cidadã, para engajar a comunidade local através da criação de uma rede de monitoramento fotográfico de praias de Ubatuba; estimular o protagonismo de alunos da Graduação no processo de ensino e aprendizagem; envolvimento e apoio de pesquisadores da Pós-Graduação que desenvolvem pesquisas em temas relacionados; e a promoção do conhecimento oceanográfico para a comunidade de Ubatuba, sede da Base de Pesquisa Clarimundo de Jesus (IO-USP).