Congresso Site Publicado

Congressista: Naiara Celestino Tardivo
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Título: Pedagogia Hospitalar no Setor de Hemodiálise Infantil: Promovendo o Atendimento Pedagógico Escolar

Coordenador: Dra. Kátia de Souza Amorim | Vice-coordenador: Dra. Lúcia Maria Santos Tinós e Dra. Sheila Maria Mazer

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Maria Clara Rissi Siqueira, Naiara Celestino Tardivo, Kátia de Souza Amorim, Lúcia Maria Santos Tinós, Sheila Maria Mazer,

Resumo:  O objetivo deste projeto de extensão, que ocorre desde 2013, foi dar continuidade ao atendimento pedagógico-escolar às crianças e aos adolescentes com doença renal crônica (DRC) em tratamento hemodialítico. Os dados aqui compartilhados são do 2º. Semestre/2020 ao 1º. Semestre/2021. Ressalta-se que, devido à crise sanitária provocada pelo vírus SARS-CoV-2, os atendimentos aconteceram remotamente, de forma síncrona e assíncrona, com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os atendimentos foram realizados por duas graduandas do curso de Pedagogia, com supervisão semanal. Este projeto ofereceu apoio para a continuidade da escolarização desses alunos-pacientes, garantindo seu direito à Educação e contribuindo com a formação das alunas bolsistas. Por fim, buscou-se continuar colaborando na efetivação e na construção de conhecimentos sobre o trabalho do pedagogo junto à criança com DRC no ambiente hospitalar.

Palavras-chaves:  Pedagogia Hospitalar, Direito à Educação, DRC