Congresso Site Publicado

Congressista: Ana Carolina de Aguiar Rodrigues
Unidade USP: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Título: Periferia Livr@: Fortalecendo produção, discussão e ensino de literatura periférica

Coordenador: Ana Carolina de Aguiar Rodrigues | Vice-coordenador: Thiago Mio Salla

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Nivaldo Brito dos Santos, Felipe Teixeira Genta Maragni, Maria Nilda de Carvalho Mota, Sulamita Rosa da Silva, Maria Laura Martinez, Fraulein Vidigal de Paula, Gustavo Martineli Massola, Rogério de Almeida, Luís Davi Campos, Odilon K. Alves,

Resumo:  A Literatura é um elo entre cultura, educação e (re)construção de subjetividades. Nas bordas de São Paulo, inúmeras famílias são afetadas pelo fazer literário (como saraus, slams, produção de livros), seja econômica, social ou simbolicamente. Se os livros independentes chegam mão a mão em contraste com as logísticas de grandes livrarias, como garantir alternativas para a literatura periférica  diante do crescimento de plataformas digitais? O objetivo deste projeto é fortalecer a produção, o acesso, a discussão e o ensino de literatura produzida nas periferias das cidades brasileiras, por meio de 2 frentes: potencialização de editoras das periferias e desenvolvimento de uma editora virtual de literatura periférica com foco em escolas de ensino fundamental e médio. Este projeto conta com a participação de docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação advindos de 9 unidades da USP e de 3 diferentes campi, além de parceiros da comunidade externa. Apoio PRCEU, PRG (PUB, CAEG), PRP.

Palavras-chaves:  literatura periférica, educação, empreendedorismo