Preparando o caminho para a adoção

Congresso Site Publicado

Congressista: Bruno Bones Valdo da Costa
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Preparando o caminho para a adoção

Coordenador: Isabel Cristina Gomes

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Isabel Cristina Gomes, Jacqueline Ferreira dos Santos, Ana Clara Fusaro Rodrigues, Bruno Bones Valdo da Costa, Giovanna Bittencourt, Rafael da Silva Pereira Lima, Júlia Meni Reis Calovi Fagundes,

Resumo:  Esta cartilha foi elaborada por estudantes de graduação e pós-graduação do projeto de Cultura e Extensão Grupos Reflexivos com Pretendentes à Adoção, orientado e supervisionado pela Profª Titular Isabel Cristina Gomes, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Em termos teóricos, o que fundamenta o conteúdo do referido material é a psicanálise aplicada à compreensão da parentalidade e filiação adotiva. Complementando-se com informações e discussões sobre as realidades das crianças/adolescentes disponíveis para adoção, os mitos e as fantasias que permeiam o imaginário daqueles que almejam ser adotantes. O principal objetivo cartilha é promover a circulação de informações referentes ao processo adotivo – motivações, desafios e adaptações -, a fim de que ela seja distribuída entre os pretendentes à adoção que participam dos grupos, bem como em Varas da Infância e Juventude. A distribuição do material tem acontecido de modo gradual em decorrência da pandemia de Covid-19.

Palavras-chaves:  Cartilha, Grupos, Adoção, Família, Psicanálise