Congresso Site Publicado

Congressista: Carlos Roberto Bueno Júnior
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Título: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS DA USP: RESULTADOS E REFLEXÕES EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Coordenador: Carlos Roberto Bueno Júnior

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Mariana L. de Almeida, Laryssa G. F. Lopes, Cicero Jonas R. Benjamim, Guilherme da S. Rodrigues, Andressa C. da S. Sobrinho, João Gabriel R. de Lima, Carlos H. Fernandes, Tamára N. Felicio, Adriano Bruno Correa,

Resumo:  Apresentamos resultados do Programa de Educação Física para Idosos da USP e reflexões associadas a ele. O projeto iniciou em 2013 (primeiro na EEFERP para comunidade externa à Unidade) e consiste em aulas de Educação Física (três horas por semana) e avaliações de saúde, inclusive análises genéticas e epigenéticas (850 k sítios de metilação e 640 k de genotipagem por amostra), oferecidas gratuitamente à população. Ao longo de sua existência, cerca de 145 pessoas têm participado do projeto a cada semestre e suas atividades continuam acontecendo de forma on-line devido à pandemia de Covid-19. O programa cumpre seu papel, inclusive com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária. Além disso, tem sido espaço para grandes reflexões acerca das missões institucionais e suas conexões com a sociedade. Tem-se como perspectiva desenvolver estratégias para aumentar ainda mais seus impactos sociais, por meio de parcerias com empresas e desenvolvimento de políticas públicas.