Congresso Site Publicado

Congressista: Sebastião Pratavieira
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: Programas para alunos pré-universitários e público em geral via YouTube: contribuindo para a educação e divulgando a ciência

Coordenador: Vanderlei Salvador Bagnato | Vice-coordenador: Sebastião Pratavieira

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Júnior, José Dirceu Vollet-Filho, Vanderlei Salvador Bagnato,

Resumo:  O ensino de ciência no Brasil vem demonstrando sua importância todos os dias, em contextos diversos, na forma como a população encara seus dilemas e desafios em comparação com o conhecimento científico vigente. Além disso, existe uma grande importância em atrair alunos motivados a ingressar nos cursos de base científica para colaborar na formação de pessoal qualificado para entender e encarar esses desafios da sociedade brasileira. Por isso, o Instituto de Física de São Carlos, através das atividades de difusão do Centro de pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF, programa CePID/FAPESP) vem elaborando atividades voltadas a atender alunos pré-universitários. Uma das mais relevantes tem sido o canal de difusão de ciências do CePOF no YouTube. Neste canal, vemos que mais de 15 mil inscritos e quase um milhão e meio de visualizações foi atingido, com um acervo de aproximadamente 700 vídeos que resultam dessa iniciativa de difusão pela internet.