Projeto 3 vezes 22

Título: Projeto 3 vezes 22

Coordenador: Alexandre Macchione Saes

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Bruna Xavier Martins, Giovane Direnzi, Norberto de Assis Sousa Filho,

Resumo:  O projeto 3 vezes 22 está alicerçado na convicção de que a Universidade de São Paulo deve estreitar seus laços com a sociedade, permitindo que as barreiras existentes entre o grande público e o universo científico e acadêmico seja suprimido. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin preservou um acervo único sobre a história e a literatura brasileira que deve estar efetivamente disponível para a sociedade. A possibilidade de disponibilizar parte do acervo, das obras em domínio público, por meio digital, é uma oportunidade única de atingir um público muito além do espaço físico da universidade. Nesse sentido, por meio de pesquisas no acervo e de sua divulgação através da produção de entrevistas, de um periódico e de materiais didáticos, o projeto visa promover e colaborar com um debate democrático sobre os temas da Independência e da Semana de Arte Moderna, bem como das suas celebrações em 2022.

Palavras-chaves:  independência, modernismo, história, literatura