Congresso Site Publicado

Congressista: Carlos Yujiro Shigue
Unidade USP: Escola de Engenharia de Lorena

Título: Projeto Biguá: preparação dos alunos do ensino fundamental II para o ensino médio técnico

Coordenador: Carlos Yujiro Shigue | Vice-coordenador: Marco Antonio Carvalho Pereira

Área Temática: Engenharias

Participantes: Carlos Yujiro Shigue, Alexandre de Moraes Ricardi, Sophia Pereira Machado de Melo Souza, Vinicius de Souza Meirelles, Eliza Carolina Feltrin, Camila Oliveira Cardoso, Ruthy Eleotério Panequi Ferreira, Sandra Giacomin Schneider, Marco Antonio Carvalho Pereira,

Resumo:  O Projeto Biguá foi realizado no ano de 2019 na Escola Estadual Prof. Joaquim Ferreira Pedro de Lorena, tendo como público-alvo estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental II. O objetivo foi motivar e preparar os estudantes dessa escola localizada na periferia do município de Lorena para o ingresso em escolas técnicas de nível médio. Como objetivos complementares, foram estabelecidas as metas de (i) facilitar a aprendizagem de matemática e inglês no Ensino Fundamental II, (ii) reduzir a desmotivação dos alunos perante o sistema de educação; e (iii) reduzir a evasão no ensino médio. As ações tiveram como foco a atuação empreendedora social da entidade Enactus da Escola de Engenharia de Lorena.

Palavras-chaves:  Robótica, programação, Arduino, projetos