Congresso Site Publicado

Congressista: Mariane Alves da Corte Gonçalves
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte

Título: Projeto Exercício Coração (LAHAM/EEFEUSP): Ação remota durante a pandemia do COVID-19

Coordenador: Cláudia L.M. Forjaz | Vice-coordenador: Bruno T. Modesto

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Mariane A.C. Gonçalves, Rafael L. Santana, Renan V. Jacob, Tayna P. Silva, Lincoln F. A. Terashima, Marcelo A. de Souza, Teresa Bartholomeu, Bruno T. Modesto, Cláudia L.M. Forjaz,

Resumo:  O Projeto Exercício e Coração tem por objetivo dar subsídios para prática de atividade física para a saúde através de atuação presencial em um parque público. Com a pandemia, essas ações precisaram ser adaptadas para a forma remota. O objetivo deste estudo é apresentar as atividades desenvolvidas, ressaltando o acesso que elas obtiveram e seus efeitos. Para isso, foram analisadas as publicações e as métricas de acesso nas plataformas Youtube, Instagram e Facebook, além de ter sido realizada uma pesquisa. Como resultado, o projeto publicou 49 videoaulas e 14 materiais informativos, que obtiveram mais de 4.000 visualizações e 20.000 alcances. A pesquisa revelou melhora da aptidão física com o programa remoto proposto. Assim, o Projeto Exercício e Coração cumpriu seu objetivo de incentivar a prática de atividade física de maneira virtual, o que contribuiu para a formação dos alunos monitores, que aprenderam a se adaptar à nova realidade, conduzindo atividades remotas.