Projeto Laika

Título: Projeto Laika

Coordenador: Paulo Celso Greco Júnior

Área Temática: Engenharias

Participantes: Davi Gonçalves Sellin, Guilherme Santana Pereira, Augusto césar do Amaral, Luan Roberto marques Angelino, Eduardo Correia Gibara, Johnny Castelato Guimarães, Kael Loureiro de Bastos,

Resumo:  O Projeto Laika consiste no desenvolvimento de um veículo lançador, movido á propulsão sólida e capaz de atingir 500 metros de apogeu acima do nível do solo, sendo inteiramente consolidado por membros recém ingressos no grupo de extensão TOPUS Projetos Aeroespaciais. Este projeto foi desenvolvido de maneira integralmente remota por conta da pandemia da covid-19, desafios que a equipe técnica, em sua totalidade, superou com absoluta maestria.

Por fim, o Projeto Laika irá participar da edição online de 2021 da Latin American Space Challenge na categoria de entrada (0.5 km apogee), competindo com outras equipes, tanto amadoras quanto universitárias, não só nacionais mas também internacionais.

O Projeto Laika também representa a consolidação de todo conhecimento adquirido pelo grupo de extensão durante o ano de 2020, representando a primeira aplicação das ferramentas desenvolvidas pelo próprio grupo em um evento de magnitude continental.

Palavras-chaves:  Foguete, trainee, LASC, projeto, NASA