Projeto Saberes

Título: Projeto Saberes

Coordenador: Daniel Kupermann

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Pedro Hikiji Neves, Camila Costa Oliveira, Lívia Maria de Aguiar Graever,

Resumo:  O Projeto Saberes teve início em 2019, buscando fornecer um espaço de escuta terapêutica aos alunos do cursinho popular FEAUSP, que apresentavam queixas crescentes de ansiedade em relação à vivência associada ao vestibular. Está associado ao psiA (Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise), associado ao Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, e foi contemplado com bolsa PUB. Atualmente, oferece atendimentos individuais aos alunos, além de rodas de conversa quinzenais. O projeto está em expansão, contando hoje com 16 alunos de psicologia que atuam como terapeutas e coordenadores dos grupos, além de 4 psicólogos, que supervisionam as atividades realizadas. Assim, contribui para a formação dos estudantes de psicologia, e cumpre seu papel social como projeto de extensão, ao expandir o acesso a serviços de atenção à saúde mental.

Palavras-chaves:  Atendimento psicológico, grupo, cursinho popular