Congresso Site Publicado

Congressista: Kaio Gabriel Gameleira da Silva
Unidade USP: Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Título: Recomendações para projetos acadêmicos em periferias e favelas: considerações a partir do censo realizado pelo IEA-USP

Coordenador: Martin Grossmann | Vice-coordenador: Eliana Sousa Silva

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Kaio Gabriel Gameleira da Silva, Rafael Pompeu da Silva, Érica Peçanha do Nascimento,

Resumo:  Este trabalho visa apresentar recomendações para o desenvolvimento de projetos acadêmicos em periferias e favelas a partir de uma iniciativa de pesquisa e extensão desenvolvida pelo IEA-USP. Trata-se de um conjunto de reflexões sistematizadas por moradores de territórios pesquisados que atuaram como articuladores locais de um censo populacional realizado em comunidades vizinhas a dois campi universitários. Essas reflexões são fruto de uma experiência de dois anos de participação no trabalho de campo, reuniões de equipe e diálogos entre universidade e comunidades. Sendo assim, além dos dados sobre o perfil das populações que ali residem, suas instituições socioculturais, características do animais domiciliados e formas de relacionamento histórico com a USP, entende-se que o censo gerou aprendizados sobre ética, pesquisa participativa e modos de se desenvolver projetos acadêmicos em territórios periféricos.

Palavras-chaves:  Projetos acadêmicos, Ética em pesquisa, Favelas.