Roda de Saberes da Capoeira: relato de uma experiência pedagógica virtual

Congresso Site Publicado

Congressista: Vinicius Heine
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Roda de Saberes da Capoeira: relato de uma experiência pedagógica virtual

Coordenador: Danilo Silva Guimarães

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Vinicius Heine,

Resumo:  Com o advento da pandemia de Covid 19 e a impossibilidade de realização de atividades presenciais e com o objetivo de dar continuidade, de forma virtual, às ações do projeto da Capoeira do CEPEUSP, foi dado início ao projeto “Roda de Saberes da Capoeira” com o intuito de oferecer aos alunos a oportunidade de construir conhecimentos no ambiente virtual à partir da interação com pesquisadores, praticantes, Mestres e Mestras desta arte, que abordaram, nas 14 “rodas” promovidas, aspectos culturais, históricos, educacionais e sociais relacionados à Capoeira. Consideramos que os resultados do projeto foram positivos, atendendo ao objetivo de fazer da Roda de Saberes da Capoeira um espaço dialógico com a sociedade. O projeto configurou-se como uma experiência pedagógica virtual diferenciada e um rico fórum de debates e reflexões acerca de temas contemporâneos da Capoeira protagonizados por importantes atores deste universo cultural que contribuíram para a formação acadêmica, humana e cultural dos participantes.

Palavras-chaves:  Capoeira, pedagogia, pandemia

1 comentário em “Roda de Saberes da Capoeira: relato de uma experiência pedagógica virtual

1. Valquiria Carracedo Responder

Muito bom!!! Trabalho que agrega questões da nossa cultura, de cidadania e educação! Parabéns para todos os envolvidos!