Saúde Mental e Projetos de vida: Promoção da saúde em Instituições de Ensino

Congresso Site Publicado

Congressista: Ana Julia Chiuzzi de Oliveira Campos
Unidade USP: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Título: Saúde Mental e Projetos de vida: Promoção da saúde em Instituições de Ensino

Coordenador: Luciane Sá de Andrade | Vice-coordenador: Maraina Gomes Pires Fernandes Dias

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Ana Julia Chiuzzi de Oliveira Campos, Júlia Caritá Casorla, Jéssica Karoline Barbosa da Silva, Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Luciane Sá de Andrade,

Resumo:  A Promoção da saúde mental na adolescência tem mostrado boas práticas para desenvolver habilidades emocionais para os adolescentes enfrentarem situações desafiadoras em sua rotina. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar atividades desenvolvidas por um projeto de extensão sobre promoção da Saúde Mental e projetos de vida realizadas em uma escola do interior de São Paulo durante a pandemia da Covid-19 no ano de 2020. O trabalho foi desenvolvido em parceria com uma escola pública com aproximadamente 600 alunos do ensino médio, sendo desempenhado por um grupo de extensão da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Foram realizadas 6 atividades de forma virtual para respeitar as medidas de segurança devido à pandemia da COVID-19. Esse projeto demonstrou a importância de abordar esses assuntos com adolescentes através de atividades interativas com temáticas sobre Saúde Mental e espaços para que pudessem expressar seus sentimentos e vivências durante a pandemia.