Congresso Site Publicado

Congressista: Lívia Daniele Alves Rocha
Unidade USP: Instituto de Geociências

Título: Sistemas Cársticos e a Importância das Águas Subterrâneas para a comunidade de Iraquara na Chapada Diamantina

Coordenador: Ivo Karmann | Vice-coordenador: Denise De La Corte Bacci

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Tom Dias Motta Morita,

Resumo:  A presente pesquisa tem como principal objetivo promover o intercâmbio dos saberes culturais e científicos, entre a comunidade acadêmica e os atores sociais do município de Iraquara – BA. Escolheu-se como técnica de coleta de informações a entrevista semiestruturada. No procedimento de análise de dados utilizou-se da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), com elaboração de nuvem de palavras por meio do software ATLAS.ti, e para o processo de categorização, elaborou-se um mapa mental (Mind Maps), com o uso o software FreeMind. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de envolver a comunidade nas pesquisas científicas realizadas na região. Observou-se que a situação pandêmica que o país ainda enfrenta inviabilizaria as ações participativas, podendo ser oportunizada em outro momento. Portanto,  foi considerada como melhor alternativa o desenvolvimento de um curso de formação para condutores turísticos. O curso será elaborado nas próximas atividades do trabalho, a partir da análise das entrevistas com os condutores turísticos locais realizadas na segunda atividade de campo.