Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária

Título: Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária

Coordenador: Deise Carla Almeida Leite Dellova
Área Temática: Ciências Agrárias

Participantes: Ketlen de Oliveira Benicio, Jaqueline Natalia Pizzaia, Deise Carla Almeida Leite Dellova,

Resumo:  O projeto Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária foi uma iniciativa que surgiu na FZEA/USP há 9 anos, com o objetivo de tornar a avaliação da atividade elétrica cardíaca dos animais acessível aos alunos da Medicina Veterinária e clínicos veterinários da região, possibilitando a prestação de um serviço de qualidade, ao mesmo tempo em que os alunos aprimoram seus conhecimentos na área, por meio da interpretação dos traçados eletrocardiográficos e o acompanhamento da rotina clínica da Unidade Didática Clínica Hospitalar (UDCH) da FZEA/USP. Assim, o eletrocardiograma, um exame complementar não invasivo, é realizado, laudado e interpretado por alunos bolsistas, visando o diagnóstico ou exclusão de disfunções elétricas do coração. Os alunos bolsistas também são responsáveis pelo armazenamento e organização de um banco de dados para fins acadêmicos, e conseguiram realizar suas atividades mesmo durante a pandemia.

Palavras-chaves:  ECG,Arritmias,Animais domésticos,Ensino,Extensão.