I Ciência em Jogo do EIC: uma experiência gamificada sobre a Covid 19

Título: I Ciência em Jogo do EIC: uma experiência gamificada sobre a Covid 19

Coordenador: Nelma Regina Segnini Bossolan

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Gislaine Costa dos Santos, João Pedro Mardegan Ribeiro, Ohanna Maria de Lima Jacinto, Bruna Borges Freri, Leila Maria Beltramini, Nelma Regina Segnini Bossolan,

Resumo:  O Espaço Interativo de Ciências (EIC-USP), promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (FAPESP), propôs a realização do “I Ciência em Jogo do EIC”, evento de atividades remotas dirigido a estudantes do ensino médio. Buscou-se abordar um assunto científico que fosse relevante e despertasse o interesse dos participantes, sendo escolhida a temática Vacinas e o sistema imunológico. A gamificação foi a abordagem utilizada no preparo das atividades, a fim de promover o engajamento, a motivação e o foco. O evento durou 2 semanas e foi dividido em 5 níveis. Para a passagem de um nível ao próximo, era necessária a realização de missões, que pontuavam o jogador. Cada nível foi composto por atividades assíncronas sobre o tema, por um Encontro Científico síncrono para a sistematização, e por um Escape Room com questões desafiadoras. De modo geral, observamos que os jogadores tiveram satisfação em participar do evento e tiveram seu conhecimento ampliado acerca do tema.