Congresso Site Publicado

Congressista: Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Oficinas de Orientação Profissional virtuais – inovação da Feira USP e as Profissões

Coordenador: Marcelo Afonso Ribeiro | Vice-coordenador: Maria da Conceição Coropos Uvaldo

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Maria da Conceição Coropos Uvaldo, Marcelo Afonso Ribeiro, Arthur Serraino, Dani Vas, Dario Marinho de Lima, Eduardo Takayuki Katto, Rodolfo Luis Almeida Maia, Rodrigo Marinangeli de Vasconcellos, Sonia Maria Alavarces, Tomas Volpi Guimarães Piestun,

Resumo:  Durante a pandemia a Feira USP e as Profissões foi realizada virtualmente. Para este formato o estande da Orientação Profissional  desenvolveu um modelo de  cinco oficinas  virtuais com os seguintes objetivos: perceber as dificuldades de escolha em tempos de crise; auxiliar  a realização do autodiagnostico do  processo de escolha; compreender que para uma escolha de curso superior  é necessário: autoconhecimento e exploração das possibilidades e desenvolver um plano de ação. As oficinas foram gravadas , cada uma com temática diferente que se somavam , mas que podiam ser feitas individualmente com ganhos para o participante. A interação com os orientadores foi feita via chat. Esta modalidade permitiu alcançar um maior número de pessoas de diversas regiões do país, além da adaptação ao ritmo individual dos participantes já que puderam pausar e assistir na ordem que desejassem. O modelo precisa de mais pesquisas , mas se mostrou uma nova e inovadora forma de intervenção em orientação profissional.

Palavras-chaves:  Escolha, Orientação Profissional, Oficinas