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Metodologias Ativas: aproximando Universidade, Escola e Comunidade

Para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem, utilizadas pelos professores, propõe-se a inserção de Metodologias Ativas, pautadas na construção de Recursos Didáticos de apoio ao professor, oferecidos pelo Clube de Ciências Luiz de Queiroz da ESALQ. Com isso, o objetivo é desenvolver novas metodologias ativas de ensino valorizando os Jogos, Kits Educacionais e Recursos Didáticos para promover maior interação da Comunidade com a Universidade.

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Manutenção de sítio na internet e Monitoramento de dados do Observatório da criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais no Brasil entre 2020 e 2021

Trata-se de projeto de extensão, realizado com auxílio do Programa Unificado de Bolsas (PUB), cujo objetivo principal era manter em atividade o site e as redes sociais do Observatório da Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais, ampliando a interface deste grupo de pesquisa com a sociedade em geral.

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Educação Ambiental virtual para crianças de 3 a 4 anos de idade

O presente trabalho visa o desenvolvimento da educação ambiental na educação infantil na faixa etária de 3 a 4 anos, do Centro de Convivência Infantil “Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz” (CCIn), vinculado à Divisão de Atendimento do Campus “Luiz de Queiroz”, da Prefeitura USP, na cidade de Piracicaba, no ambiente virtual em razão da crescente expansão do vírus SARS-CoV-2, que tornou necessário o isolamento social.

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Atividades interativas do Clube de Ciências Luiz de Queiroz (CCLQ)

Este trabalho, em desenvolvimento, objetiva estruturar as atividades do Clubinho de Ciências Luiz de Queiroz (CCLQ), da ESALQ/USP. O projeto aproxima a universidade e a comunidade, feitas em reuniões de alinhamento para a organização do espaço interno do CCLQ e o planejamento de diferentes eventos, além do desenvolvimento do Instagram do grupo para a melhoria na divulgação.

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Marketing e produção de Conteúdo: Coordenação dos Boletins MarkEsalq

O Boletim MarkEsalq se trata de uma publicação mensal no qual é produzido conteúdo para uma publicação online com código de validade internacional, o ISSN 2318-9819. Esta publicação é desenvolvida por alunos e profissionais e tem como objetivo divulgar informações e ações de marketing relacionadas aos mais variados produtos e serviços disponíveis no mercado.

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GESP – 32 anos de Extensão – Comunicação rural junto à Agricultura familiar em São Pedro, SP

 O Grupo de Extensão de São Pedro (GESP) iniciou em 1989, a partir de um financiamento a fundo perdido da Legião Brasileira de Assistência a 38 agricultores familiares do alto da serra de São Pedro. O objetivo era: propiciar aos estudantes dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação da ESALQ/USP, um laboratório de vivências em extensão/comunicação junto aos agricultores familiares; desenvolver uma organização dos(as) produtores(as) na região. adquirir autonomia para as decisões,

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PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: CIRCULANDO LIVROS E SABERES

O Projeto visa incentivar na universidade e na comunidade de Piracicaba ações de incentivo a leitura. As ações buscam o incentivo a doação e a circulação de livros, para sejam instrumentos vivos e promotores de processos de criação, educação e construção. Os livros recebidos no campus de Piracicaba são triados e distribuídos em espaços de leitura dentro do campus (carrinho itinerante, nas estantes da central de aulas, entre outros) e em bibliotecas públicas e comunitárias de diversos bairros de Piracicaba.

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Inventário e Utilização de Placas QR Code nas árvores do  Campus “Luiz de Queiroz”

O projeto é uma parceria entre o Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP e a Prefeitura do campus “Luiz de Queiroz”, e tem por objetivo o recadastramento das árvores do Parque do campus. Esse inclui o inventário quali-quantitativo e a fixação de placas QRCode nas árvores, que, por sua vez, possibilitam o acesso às informações levantadas para todos os usuários do campus. Essa iniciativa pode influenciar positivamente no interesse das pessoas pelas árvores do câmpus e pelo meio-ambiente de forma geral.

Construindo narrativas contra-hegemônicas sobre a cidade

  Em 2011, duas imobiliárias piracicabanas anunciaram o Reserva Jequitibá, um empreendimento de luxo autodenominado bairro planejado, em área até então coberta por plantações de cana de açúcar. Este projeto propõe uma pesquisa sobre as histórias de vida e as interpretações de diferentes pessoas, envolvidas direta e indiretamente com o empreendimento. Propõe também o cruzamento das histórias de vida com a literatura acadêmico-científica da área, para desvelar aspectos e processos presentes nas histórias, relacionados com a produção dos espaços urbanos. E propõe criar com essas histórias, interpretações e explicações acadêmico-científicas, narrativas literárias, como meio para relacionar as diferentes interpretações, a prática das histórias e a reflexão das teorias, em uma forma de comunicação científica que desnaturalize e problematize as significações hegemônicas, propondo a construção de outras

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Monitoramento Da Dinâmica Populacional Do Carrapato-Estrela Amblyomma Sculptum Em Áreas De Influência Direta E Indireta Da Presença De Capivaras No Campus Luiz De Queiroz /Esalq-Usp Em Piracicaba-Sp Como Subsídio Ao Seu Controle

O carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) é o principal vetor da Rickettsia rickettsii, bactéria que causa a Febre Maculosa em humanos. No câmpus “Luiz de Queiroz”, o principal hospedeiro do carrapato é a capivara, que também serve como hospedeiro para a bactéria. Medidas preventivas e de controle vem sendo adotadas na ESALQ nos últimos 15 anos, para reduzir a incidência da Febre Maculosa.

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Atividades de Aproximação do Discente com a Realidade Profissional

A dificuldade da maioria dos cursos do campus da USP/Esalq é que eles são diurnos, ou seja, com aulas na parte da manhã e tarde, o que dificulta a realização de estágios ou atividades profissionais fora do âmbito da universidade, impedindo que o aluno tenha o contato profissional durante o período do curso. Para os cursos noturnos esta realidade do contato com o mundo profissional é facilitada, mas para os demais isso só acontece mais ao final do curso.

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A Coleção de Plantas Aquáticas e Palustres da ESALQ como ferramenta transdisciplinar no ambiente da universidade

O projeto “O uso das plantas aquáticas e palustres como ferramenta transdisciplinar de ensino e extensão” foi desenvolvido durante sete./2020 a ago./2021, dentro do grupo de extensão Hidrofitotério-ESALQ, vinculado ao departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP, cujo principal objetivo foi manter a relação de pesquisa, ensino e extensão por meio de plantas aquáticas e palustres.

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PREVENÇÃO DA INCIDÊNCIA DA FEBRE MACULOSA BRASILEIRA EM  PIRACICABA,SP: ASPECTOS SOCIAIS

A febre maculosa brasileira (FMB) causa óbitos e este documento mostra questões do tema em Piracicaba, SP. FMB é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, tendo como  vetor o carrapato-estrela (Ambliomma sculptum), sendo alguns de seus hospedeiros a capivara, os equinos, sendo os gambás também atacados. O objetivo aqui é demonstrar as motivações dos frequentadores dos locais onde há a presença de capivaras e gambás,  observando-se que tais espaços oferecem alguma atração para recreação e lazer em Piracicaba, porém são áreas de risco de contágio com a  FMB.