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O papel transformador de estudantes de graduação além dos muros da universidade

No Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), a disciplina intitulada “vertebrados aquáticos” faz parte da grade curricular do curso de bacharelado em Oceanografia. É um curso ministrado no terceiro semestre letivo desde 2014 pelos três autores deste trabalho. São quatro horas semanais ministradas em São Paulo, divididas em aula teórica e prática, e contando com o apoio de uma viagem a campo para o município de Cananeia. Em comum acordo com 5 turma de estudantes, decidiu-se que um dos objetivos desse curso seria aprender com a experiência.

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Perspectivas de ensino e aprendizagem por meio de projetos com temas geradores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)

Este trabalho apresenta a contribuição do Grupo de Pesquisa “Difusão Científica em Apoio à Educação Básica” do IEA/USP/Polo São Carlos em parceria com escolas públicas estaduais introduzindo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com temas geradores como recursos didáticos que levam à aprendizagem através de projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos com mediação de professores responsáveis pelo projeto na escola. Visou-se aprimorar o conhecimento técnico pedagógico dos professores quanto às possibilidades de planejamento e execução do ensino-aprendizagem com temas relacionados à disciplina de Ciências, nos anos finais do ensino fundamental e médio.

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Produtos de divulgação do patrimônio geológico do estado de São Paulo como estratégia de geocomunicação e geoconservação

Discutir o papel do homem como agente geológico, construindo e impactando paisagens, é uma oportunidade de divulgar e promover conceitos geocientíficos. O uso de recursos facilitadores desta comunicação gera uma conexão direta com o público, ou seja, transmitem a linguagem científica de forma acessível. A elaboração de produtos de divulgação a partir de propostas gráficas, digitais e interativas é apresentada neste trabalho por meio de dois materiais interpretativos: i) o livro “Patrimônio Geológico Paulista: uma viagem no tempo geológico em 50 geossítios” e ii) uma série de Geo Cartões. Esses dois recursos estão vinculados à pesquisa básica resultante do projeto de Inventário do Patrimônio Geológico do estado de São Paulo organizado pelo Grupo de Pesquisa em Geoconservação do Instituto de Geociências (IGc USP). Através destas estratégias para fomentar e promover atividades de pesquisa, debate e extensão nas áreas de Patrimônio Geológico,

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Tudo são Ondas: uma atividade multidisciplinar no Parque Cientec-USP

“Tudo são Ondas” consiste em um roteiro de apresentação da área externa do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec). Partiu-se de uma abordagem multidisciplinar e da utilização diferenciada de atrações já existentes no parque com o intuito de estabelecer uma relação com diversos tipos de ondas. No momento de pandemia, ela está sendo oferecida no formato virtual, mas será implementada presencialmente por ocasião da reabertura do Parque ao público.