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RIOS URBANOS – Urbanização, meio ambiente e inclusão social

O presente trabalho tem como finalidade apresentar o projeto de urbanização e de planejamento ambiental no combate às desigualdades sociais, vulnerabilidades ambientais e em favor da con-cretização dos direitos humanos em assentamentos precários do Estado de São Paulo. Com essa finalidade, o trabalho parte das ocupações irregulares, informais ou ilegais de fundos de vale, localizadas ao longo de rios e com altas taxas de violência, segregação social e pobreza para um trabalho extensionista de planejamento e projeto com envolvimento com a comunidade.

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Dados Abertos e Cidades Inteligentes: modelagem preditiva para identificação de risco de crimes e zeladoria municipal Motivação e objetivos

O projeto buscou, a partir de dados abertos obtidos nos boletins de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública, construir um modelo estatístico de previsão de crimes para os municípios do estado de São Paulo, para um horizonte de 10 anos. O modelo preditivo construído foi transformado em um dashboard, com funções que permitem ao usuário selecionar opções em menus disponíveis e obter as previsões de diferentes crimes para todos os municípios do estado.

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Educomunicação como Tecnologia Social Inovadora a serviço da sociedade – Núcleo de Comunicação e Educação da USP

Este trabalho apresenta ações em 2020 realizadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE USP) que existe há 25 anos e vem oferecendo à sociedade muitas oportunidades de conhecer e aplicar os princípios e práticas da educomunicação, novo paradigma na compreensão sobre a interface entre comunicação e educação. Nestes anos, o NCE tem mantido projetos de intervenção bastante importantes e em diversas áreas da sociedade.

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Alfabetização de jovens e adultos e a redução das desigualdades: uso de tecnologia apoiando o desenvolvimento do ODS 10

O Brasil ainda possui 6,6% de pessoas com mais de 15 anos não alfabetizada, o que é um limitante relevante ao desenvolvimento do país. Os avanços da tecnologia trazem desafios ao mudar o mercado de trabalho e extinguir postos de trabalho, mas por outro lado oferece recursos para melhorar serviços à população. Nesse sentido, o projeto buscou desenvolver um aplicativo para alfabetização de jovens e adultos. Na primeira fase estudou-se a literatura, entrevistaram-se alfabetizadores a fim de se obter uma visão dos desafios enfrentados na prática e levantou-se aplicativos voltados para alfabetização disponíveis nas lojas de apps dos celulares.

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Estação Memória: comunicação intergeracional a distância

Resumo:  Estação Memória é um dispositivo cultural voltado à produção e troca da experiência de idosos, tendo por objetivo a reinserção social das memórias, como forma de contribuir com processos de apropriação do patrimônio simbólico, na contemporaneidade.  O desenvolvimento do dispositivo contempla dois eixos, mutuamente articulados: o  sociocultural, com base na participação dos idosos em oficinas de memória semanais voltadas a dinâmicas do lembrar e narrar; o educativo-cultural, com base em encontros intergeracionais periódicos, com jovens estudantes, entre 12 e 18 anos.

Construindo narrativas contra-hegemônicas sobre a cidade

  Em 2011, duas imobiliárias piracicabanas anunciaram o Reserva Jequitibá, um empreendimento de luxo autodenominado bairro planejado, em área até então coberta por plantações de cana de açúcar. Este projeto propõe uma pesquisa sobre as histórias de vida e as interpretações de diferentes pessoas, envolvidas direta e indiretamente com o empreendimento. Propõe também o cruzamento das histórias de vida com a literatura acadêmico-científica da área, para desvelar aspectos e processos presentes nas histórias, relacionados com a produção dos espaços urbanos. E propõe criar com essas histórias, interpretações e explicações acadêmico-científicas, narrativas literárias, como meio para relacionar as diferentes interpretações, a prática das histórias e a reflexão das teorias, em uma forma de comunicação científica que desnaturalize e problematize as significações hegemônicas, propondo a construção de outras

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Espaços de brincar, aprender e ensinar: uma escola Xavante

Hoje não mais se discute se os índios têm ou não que ter escola, mas sim que tipo de escola.” (Fórum Tsihorirã, GRUPIONI, 2016). Foi assim que começou o projeto de extensão “Espaços de brincar, de aprender e de ensinar: Uma Escola Xavante”, desenvolvido na FAUUSP e na Aldeia Etenhiritipá (Mato Grosso). O texto apresenta o processo de desenvolvimento do projeto – ensaios projetais e construtivos justapostos às vivências na Aldeia e experimentação de metodologias e de projetos participativos.

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Atividades de Aproximação do Discente com a Realidade Profissional

A dificuldade da maioria dos cursos do campus da USP/Esalq é que eles são diurnos, ou seja, com aulas na parte da manhã e tarde, o que dificulta a realização de estágios ou atividades profissionais fora do âmbito da universidade, impedindo que o aluno tenha o contato profissional durante o período do curso. Para os cursos noturnos esta realidade do contato com o mundo profissional é facilitada, mas para os demais isso só acontece mais ao final do curso.