Cinema adentro: curadoria e produção de mostras cinematográficas no CINUSP Paulo Emílio
O projeto consistia na curadoria e produção de mostras de cinema no CINUSP Paulo Emílio, órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
O projeto consistia na curadoria e produção de mostras de cinema no CINUSP Paulo Emílio, órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
Esta pesquisa apresenta uma série de dados coletados sobre programações musicais da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Esta investigação objetivou compreender tendências curatoriais da orquestra, entender a ação da OSUSP no cenário brasileiro e produzir metadados para suas ações futuras.
O desenvolvimento do Portal de Inteligência do Turismo dos Municípios Paulistas faz parte do programa USP Municípios e é de responsabilidade de alunos e docentes da Escola de Comunicações e Artes.
A colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e soluções para problemas comuns de territórios turísticos é o principal objetivo da Iniciativa Sábados Azuis, que une o setor público, privado e a academia, em mentorias online gratuitas.
Introduz reflexão sobre a importância das atividades de extensão como um dos pilares da Universidade, tendo como objetivo apresentar os benefícios da leitura e a importância do livro para o desenvolvimento da sociedade, objetivando a implantação do Projeto Livro, Leitor e Leitura (PL3) no Departamento de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Busca-se o envolvimento de alunos, professores, bibliotecários e a comunidade externa para uma troca de experiências efetiva através da cultura e extensão universitária.
Este projeto de cultura e extensão, realizado com apoio da PRCEU, através do edital Empreendedorismo, realizado entre julho de 2019 e julho de 2021, abordou a alfabetização midiática e informacional através da aprendizagem do vídeo com a participação de docentes do Departamento de Jornalismo e Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), do Departamento de Metodologia e Educação Comparada da Faculdade de Educação (FE), professores da EAFEUSP e discentes dos cursos de Jornalismo, Educomunicação e Letras.
Relato de experiência e resultados preliminares do projeto #ECAemCasa, iniciativa do Laboratório Agência de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para dar visibilidade à produção científica e artística da ECA-USP durante a pandemia de Covid-19.
O objetivo é levar a USP a essas escolas, em uma proposta interdisciplinar construída em conjunto por seus espaços educativos (Estação Biologia – IB, GEPEq – IQ ou MAC, entre outros dez grupos que vem colaborando em projetos associados) e, principalmente, através dos estudantes de graduação, que, sob supervisão, realizam oficinas ou organizam clubes do conhecimento nestas escolas.
O artigo apresenta a realização do curso “Cultura: Plano e Ação”, modalidade lato sensu, realizado no período de março de 2018 até março de 2020. O objetivo do curso foi fornecer o instrumental teórico-prático para os dirigentes de Cultura ou candidatos a postos de lideranças em instituições culturais. Como trabalho de conclusão, foi proposta a elaboração individual de um Plano de Cultura para um município real, a partir das conceituações estudadas durante as aulas e das ferramentas de gestão necessárias para a implantação do Plano.
Os livretos da coleção “Todos pelo Turismo”, desenvolvidos pelos integrantes do projeto de turismo da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/USP) do Programa USP Municípios, foram criados como proposta de discussão do trabalho desenvolvido pelo projeto no município de Ibitinga, de modo a apresentar dados referentes ao turismo e iniciar o processo de definição de estratégias para o seu desenvolvimento sustentável na região. Além disso, tem a intenção de fomentar a participação, envolvendo a população nos assuntos relativos ao turismo da cidade.
O projeto Cursinho Popular Ruth de Souza é exclusivamente formado por alunos da graduação do curso de Artes Cênicas da USP e visa fornecer maiores chances de ingresso na universidade pública para vestibulandos em situação de vulnerabilidade social, ao fornecer um espaço de aprendizado e troca com aqueles que já estão na graduação.
Este trabalho oferece um relato sobre o projeto de extensão Em Preto e Branco: recitais e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU/ECA/USP em escolas de formação musical.
Este trabalho apresenta ações em 2020 realizadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE USP) que existe há 25 anos e vem oferecendo à sociedade muitas oportunidades de conhecer e aplicar os princípios e práticas da educomunicação, novo paradigma na compreensão sobre a interface entre comunicação e educação. Nestes anos, o NCE tem mantido projetos de intervenção bastante importantes e em diversas áreas da sociedade.
Resumo: Estação Memória é um dispositivo cultural voltado à produção e troca da experiência de idosos, tendo por objetivo a reinserção social das memórias, como forma de contribuir com processos de apropriação do patrimônio simbólico, na contemporaneidade. O desenvolvimento do dispositivo contempla dois eixos, mutuamente articulados: o sociocultural, com base na participação dos idosos em oficinas de memória semanais voltadas a dinâmicas do lembrar e narrar; o educativo-cultural, com base em encontros intergeracionais periódicos, com jovens estudantes, entre 12 e 18 anos.
O projeto consistia na curadoria e produção de mostras de cinema no CINUSP Paulo Emílio, órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, entre os anos de 2019 e 2020. Por meio da discussão entre os participantes (coordenação, bolsistas e estagiários), era feita a elaboração de propostas de mostras a serem realizadas no cinema.